Agente Cultural
Foto do agente cultural

TRIBO BAOBÁ MACULELÊ E PUXADA DE REDE

As nossas oficinas começaram em 18 de outubro de 2007 e a primeira apresentação para público foi 20 de novembro de 2007. A tribo baobá, grupo esse que apresenta dois tipos de dança sendo o maculelê e a puxada de rede. Nosso espaço e um quintal arborizado onde realizamos as reuniões e os ensaios do grupo da TRIBO BAOBÁ e também as vezes com a parceria com a professora Maria do Divino uma das fundadoras do grupo temos alguns ensaios no local cedido pela escola que ela trabalha. A tribo e composta hoje por ex-alunos da escola e jovens da comunidade em geral. Ao se apresentar eles utilizam bastões, tochas, pinturas corporais e facões. O grupo hoje e coordenado por Karoliny Santana de Souza. Ela e uma das lideres do grupo juntamente com seu irmão junior, ambos são remanescentes de uma das primeiras formações que o grupo teve. O grupo apresenta em festas culturais, semana da consciência negra, festas folclóricas e eventos que são convidados. Já participamos de vários eventos culturais dentre eles: o aniversario do IFNMG em Montes Claro, e o Encontros do Quilombolas em montes Claros. Em quase todos os festejos regionais da região, no SESC no santos do rio e SESC nas festas populares, nos eventos culturais da prefeitura municipal de januária. Em instituições de ensino municipal, estadual ,federal e particulares. E em comunidades quilombolas. Todos os eventos com registro fotográficos e videos.

Endereço:
Padre Ramiro 136 , Centro BR